Projeto Social Barriga Jovem






PREMIAÇÕES: *PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS 2010/ FUNARTE - Residências Artísticas em Pontos de Cultura
                             *MEU PROJETO NOTA 10 (EDUCAÇÃO 2010)

                      Gestantes do Morro do Palácio em oficina do Projeto Barriga Jovem


O OBJETIVO É
         •Se apropriar de formas de expressões artísticas distintas para enfrentar o grave problema da gravidez precoce e indesejada nos primeiros anos da adolescência.
         •Através das artes plásticas o Barriga Jovem oferece a essas quase crianças um canal de comunicação verdadeiro e espontâneo para a compreensão dos sentimentos provocados por uma gravidez carregada de culpas.
         •Um canal de duas vias: de fora para dentro e de dentro para fora.
         •De fora para dentro pelo exercício de se ver e se compreender a partir da modificação do seu corpo de menina esculpido em gesso.
         •De dentro para fora pela possibilidade de se fazer aceita através de um discurso impresso em cores, numa explosão de sentimentos que afeta pela plasticidade.  
PORQUE COLOCAR ESTE PROJETO EM PRÁTICA?
        •O projeto Barriga Jovem é uma ação que pretende minimizar uma falha gritante de políticas públicas para enfrentar a questão da gravidez precoce. Todos os programas praticados pelo Poder Público são reféns da fronteira da prevenção: cartazes, campanhas de rádio e televisão, distribuição de camisinhas, palestras e outras iniciativas sempre focadas na contracepção.  
        •Mas, e depois de consumada a gravidez precoce? Quais as políticas públicas para lidar com essa mãe jovem? Como reorganizar a vida desta jovem, quase sempre despreparada para a maternidade? E a sua família? E o seu retorno à rotina natural da adolescência, com necessidades educacionais e de lazer, pertinentes a sua faixa etária?
        •O “BARRIGA JOVEM” é, na verdade, uma estratégia de enfrentamento do problema, de forma lúdica e com potencial de multiplicação mais atraente para quem precisa ser afetado por uma campanha de conscientização.
              Seja para as outras adolescentes se cuidarem mais, seja para os mais velhos, responsáveis por garantir futuro  da  jovem mamãe, reagirem com naturalidade, repudiando a possibilidade desta gravidez ser tratada como um castigo de Deus.
MÃOS À OBRA !
           O Projeto foi inspirado no trabalho da escultora Sandra Tavares, que é contratada por futuras mamães para perpetuar o mágico momento da gravidez desejada numa obra de arte. Mãe, com ótimas lembranças do seu período de gestação, Sandra Tavares buscava uma forma de dividir a mesma sensação com quem estava próxima desta fronteira de um rito de passagem tão forte para a mulher: a maternidade, mas, que por algum fator externo, sem a alegria indispensável ao sagrado momento de trazer um ser à luz.   
        •O Campus Avançado, por sua vez, trabalha ações de políticas públicas de juventude, com foco na cultura e educação, em Niterói, desde o ano 2000. E, entre tantas outras questões que afetam direta e indiretamente a juventude da cidade, a gravidez precoce é reconhecidamente um dos grandes problemas a ser enfrentado por essas ações.
             Faltava um terceiro parceiro para materializar o Barriga. Por se tratar de uma questão de saúde e das boas experiências anteriores a parceria com o Programa Médico de Família no Morro do Palácio foi uma conseqüência natural. Assim, em novembro de 2008, depois de algumas reuniões de trabalho, o Campus Avançado e o Posto de Saúde do Morro do Palácio (Programa Médicos de Família), passaram a viver a fantástica experiência da escultora Sandra Tavares com jovens, quase crianças, que traziam no ventre uma nova vida, entre seis e nove meses.
      RESULTADOS!
        •O mais importante a se destacar no projeto Barriga Jovem são os flagrantes resultados psicossociais alcançados em tão pouco tempo. Segundo depoimentos dos profissionais de saúde e dos familiares das gestantes já é possível perceber mudanças comportamentais significativas, tais como: melhoria nos relacionamentos entre as jovens gestantes e melhoria na assiduidade às consultas de pré-natal.        
       •Ainda que a avaliação não possa precisar se os números da redução de gravidez precoce são efetivamente significativos, ela dá conta de demonstrar a diferença operada na auto-estima das adolescentes envolvidas no processo.    
       •A prova inequívoca desses resultados é a intenção do Programa Medico de Família de estender o Projeto a todos os Postos de Saúde do Programa na cidade de Niterói.



PARCEIRO